Blog para a comunidade budista virtual em língua portuguesa.


SS Karmapa dá-se conta que muitos praticantes já recebem inúmeros ensinamentos e instruções dos mestres, muita informação, mas falta-nos a capacidade de obter instruções das nossas próprias mentes de sabedoria e que deveríamos aprender a fazê-lo mais espontâneamente. Acrescentou que deveríamos tornar-nos professores de nós mesmos  – e não contar apenas com as instruções dos nossos gurus. Deveríamos cultivar a capacidade de relaxar/descontrair a mente e aprender a ouvir-nos.

“Dicas” de prática de SS o 17º Karmapa
Tal como nós, SS o Karmapa não tem muito tempo para prática formal e deu os seguintes conselhos aos estudantes do Dharma:

  • O estudo é necessário para a prática, mas não deve ficar apenas ao nível das palavras e intelecto. A prática deve mudar os nossos hábitos, a qualidade dos nossos corações e mentes de dia para dia – deve elevar os nossos corações.
  • A continuidade da prática é importante. Uma resolução, uma decisão firme leva à continuidade. Devemos conservar a mesma motivação básica quotidianamente – e renovar essa decisão regularmente. Esta decisão não deve ser mais um pensamento, mas uma intenção poderosa e profunda. Corpo, palavra e mente, devem ser guiados por esta decisão sincera e altruista.
  • A atenção plena (mindfulness) é essencial. Uma atenção vigilante deve guardar a mente. Suportes e “lembretes” externos também podem ajudar.  Devemos verificar e renovar a nossa atenção plena de hora a hora ou pelo menos três vezes ao dia.
  • Há imensos rituais, mas o importante é ser simples e claro e consistente, e concentrar-se nos pontos principais da prática  e numa vida com sabedoria e compaixão. A palavra sânscrita puja significa oferenda, ou seja, trazer alegria e delícia. E a melhor oferenda é um mundo purificado, livre de problemas, de sofrimento, de violência, de negatividade e com todas as qualidades positivas e possibilidades perfeitas. Portanto, na nossa imaginação transformamos o mundo num reino puro  – tanto o ambiente como os seres sensíveis – e fazemos disso a nossa oferenda. Pensem nisso, imaginem isso, que essa seja a vossa intenção e tragam a isso a vossa decisão de ajudar. Esta é um oferenda verdadeiramente feliz e sublime.
  • O principal dever de um estudante é “imitar” e desenvolver as boas qualidade do guru. As faltas ou defeitos do guru não dizem respeito ao estudante. Hoje em dia, todos os gurus possuem qualidades positivas e negativas. Portanto devemos preocupar-nos em desenvolver as qualidade positivas em nós mesmos . E se o guru apenas tivesse qualidades positivas, poderíamos não beneficiar disso pois poderíamos não conseguir relacionar-nos com ele .
  • Ao reflectir-nos sobre o sofrimento, a compaixão aumenta a nossa felicidade e paz de espírito. Mas sem a compaixão, ao reflectirmos sobre o sofrimento, vamos sentir-nos mal ou receosos. Talvez seja mais fácil sentir compaixão por aqueles que estão no nosso campo visual. Quotidianamente, ouvimos falar de sofrimento em vários lugares do mundo, temos consciência do sofrimento,  mas nem sempre sentimos compaixão ou queremos libertar os outros do sofrimento. Temos de nos questionar sobre como a consciência do sofrimento pode dar lugar a uma compaixão forte e genuína.

Podemos  cultivar a compaixão mesmo quando estamos sós. Por exemplo, podemos imaginar a compaixão a expandir-se a partir do nosso corpo. Quando sopra um vento violento, o Karmapa disse que imagina o vento a levar a compaixão aos outros,  a tocar todos aqueles que o vento toca. Quando vê nuvens, imagina a compaixão a tocar todos os que também virem aquelas nuvens. Temos de ser criativos ao cultivar a compaixão.

adaptação do blog de Lama Surya Das

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: